![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjknGxUIejziaNMjKXbK3449jWcxDWj7qgacz9MbepL_wpZnEh9g_ix1RO0gbwFWMhtz0NH7yrNV68V4zOF9-KzKmfb4T3mgkrYoVwQAYgYB3upaSeYW454DY8nyNOoYx4bN1kGYQ/s320/vitoria.jpg)
Vi este post no conhecido blog "MEGAFONE" e não resisti a partilhá-lo! Isto vem a propósito de uma discussão entre adeptos de claques que passam a vida a dizer mal de Guimarães. Aqui está uma resposta dada por alguém que está de fora e que assim resolveu dar o seu ponto de vista. Arrepiante para qualquer português...
"É a primeira vez que visito este blog e, mesmo percebendo o espírito ultra que o envolve, não gostaria de deixar passar em claro algumas afirmações aqui produzidas cujo teor se afigura absolutamente patético.
Começo por afirmar que sou benfiquista de sofá e televisão, logo nada Ultra. Este fim de semana, dado ter um familiar que é profissional do Olivais, decidi deslocar-me a Guimarães para assistir ao jogo de Domingo. Cheguei no Sábado e aí pernoitei.
Apesar de não ter nada a ver com futebol, deixem-me dizer-lhes que fiquei estarrecido com esta magnífica cidade que eu já não visitava desde 1989. Senti-me orgulhoso por verificar que o Berço do meu país é hoje um modelo de desenvolvimento urbano que conseguiu a plena integração do património histórico na nova malha citadina, conjugando tradição e modernidade. Vi praças e ruas fervilhando de actividade, turistas de todo o mundo, equipamentos culturais em cada esquina, locais de diversão pejados de jovens, propostas de teatro, concertos, exposições, visitas guiadas a museus, etc, etc. Um Centro Histórico que é um ex-libris de Portugal e verde...muito verde nos sempre bem cuidados jardins de Guimarães, Património Mundial com toda a justiça e Capital Europeia da Cultura em 2012 porque assim tem de ser.
E depois o Vitória... Eu já conhecia a paixão que os Vimaranenses têm pelo clube e por todos os outros símbolos da cidade. Mas o que eu vi e senti é até dificil de descrever, só vendo e sentindo. O jogo. Cheguei ao Estádio 30 minutos antes do apito inicial. A foto que ilustra este post deve ter sido tirada por essa altura. De facto, quando o jogo começou deveriam estar, só nessa bancada, perto de 5.000 pessoas. Não conheço a lotação oficial do D.Afonso Henriques mas a moldura humana ultrapassava claramente os 50% dessa lotação. Mas o número exacto não interessa para este totobola porque o que me fascinou foi o ambiente inesquecível que eu vi e senti. A verdade é que, a partir do 2º golo, deixei de olhar para o relvado. Ali fiquei, deliciado, observando a paixão e a festa em cada rosto. Crianças, rapazes e raparigas (muitas), homens e mulheres da minha idade, idosos, todos juntos numa irmandade que eu não julgava possível de acontecer. Cachecóis e bandeiras, cânticos e mais cânticos, risos e lágrimas, olas mexicanas num êxtase sem fim...
Às tantas apercebi-me que a equipa do meu familiar tinha perdido 4-0 !...
Obrigado Guimarães, vimaranenses e vitorianos por serem assim ! Obrigado "
Ass: Bruno Ferreira
É bom para qualquer Vimaranense e Vitoriano ler este post... Deixa-nos com orgulho da cidade onde vivemos!!
.
P.S.: A faixa que aparece na imagem deste post diz: "Uma cidade, um clube, uma paixão;temos orgulho em dizer: somos Vitória até morrer!"
Um beijinho da deusa,
HERA
2 comentários:
Nada disto nos surpreende mas vindo de alguém de fora deixa-nos mais orgulhosos. Somos diferentes. Quem diz mal de nós não nos conhece.
Bjinho
NÓS SOMOS ASSIM... E QUEM DIZ MAL DE NÓS COMO 'ALGUMAS' QUE POR AQUI PASSARAM DEVIAM TAR DE BOCA CALADA.
Enviar um comentário