![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkTANbzE6nsCTxmaG5_0Mbeq3mDMhc5WJu8W8wqcJ4jekGVqij28WORj94WUFWRecpPiO8Ogsl4faloijaCS_byN0fRhochdgK3TS2SdtK9-BJZ5hEoJ-KBYLiJiNeWUmEkP9CuQ/s320/vinoterapia_statica%5B1%5D.jpg)
Nunca o néctar dos deuses foi tão transversal como hoje. Se há muito se conheciam os papéis social, alimentar, paliativo e espiritual do vinho, agora descobre-se o seu poder nos tratamentos de beleza, graças às suas propriedades anti-envelhecimento.
Longe de ser novidade, sabe-se que a bebida do deus Baco, produto natural e ecológico obtido da fermentação do sumo de uva, tomado sem excessos, é benéfico para a saúde. O que pode ser novidade é que, ao longo da história, o vinho foi empregue como estimulante, fonte de energia, e no tratamento de diversas doenças. Hipócrates afirmava que "o vinho é admiravelmente apropriado para o homem, tanto na saúde como na doença se for administrado oportunamente e na medida certa, segundo a constituição individual".
Assim, podemos dizer que a "cura da uva" tem vindo a ser utilizada desde a antiguidade, começando pela cura Árabe, passando pela era Romana e Antiga Grécia, onde era denominado de 'ampelos' que significa 'vida'.
A "cura da uva" é indicada em casos de anemia, convalescença, durante a gravidez, na artrite, em distúrbios de pressão arterial, em dermatoses, edemas, entre outros. As principais características desta cura consistem nas suas propriedades energéticas, remineralizantes, desintoxicantes (favorecem a drenagem orgânica) e diuréticas. Comendo 10 uvas marinadas em limão, todos os dias em jejum durante um mês, é uma boa opção para desintoxicar o organismo.
Aliar o conceito tradicional de SPA à Vinoterapia foi dar algo mais à cliente. Este novo conceito deu frutos, sendo criado o primeiro SPA de Vinoterapia em Bordeaux, França, onde se produzem alguns dos mais famosos vinhos do mundo. Estes novos Centros de Bem-estar e Saúde e Centros de Talassoterapia têm programas de tratamento baseados nos princípios da vinoterapia, utilizando cosméticos especializados.
Benefícios para a pele:
1. Fica mais protegida face à oxidação e aos ataques dos nocivos radicais livres.
2. O colagénio, a elastina e o ácido hialurónico integrantes da derme, em óptimas condições, têm um efeito refirmante e unificador do tónus da pele.
3. Aumenta a microcirculação, pelo que todas as funções vitais da pele se reactivam. Assim, a união dos polifenóis da uva a agentes/compostos, vem potenciar todos os tratamentos quer do rosto quer do corpo, já existentes e com provas dadas a nível da cosmética e da estética.
5 comentários:
HMmmmmmmmmmm gostei...
Quero experimentar!!!
Por acaso não como uvas muito frequentemente mas adoro, tb vou experimentar ;). Há tantas dicas que desconhecemos que melhoram a nossa saúde.
Ei...e beber como se nao houvesse dia de amanhã ao sábado á noite? será que faz bem á pele? é que ao fígado não faz...;)nem á cabeça!
Bebre como se não houvesse amanhã não é aconselhável para o combate ao envelhecimento da pele e muito menos ao fígado. O truque está em beber moderadamente e SEM EXCESSOS. Isso é impossível para ti Tuni ;)
Beijos
Obviamente que não é bebre mas sim beber.
Sorry!!
Enviar um comentário