terça-feira, abril 01, 2008

DEPURALINA - Estejam atentos!!!

A área dos suplementos alimentares é fiscalizada pelo Gabinete de Planeamento de Políticas, do Ministério da Agricultura, e pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), e não pela Autoridade dos Medicamentos, esclareceu hoje o Infarmed.

O esclarecimento surge na sequência da notificação de três reacções adversas graves, que podem estar associadas ao consumo do suplemento alimentar Depuralina e cuja venda foi hoje suspensa.
Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento informou ter dado conhecimento das suspeitas das reacções adversas às entidades competentes, mas não lhe compete fiscalizar os suplementos alimentares.

«O Infarmed, como é seu dever, dará todo o apoio técnico-científico às referidas entidades, dentro das suas áreas de competência», lê-se ainda no comunicado.

Num comunicado conjunto da Direcção-Geral da Saúde, Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura e Infarmed foi oficialmente divulgada a suspensão imediata da venda do suplemento alimentar devido a «fortes suspeitas de associação causal entre a utilização» do produto e o aparecimento de episódios tóxicos graves.
As «fortes suspeitas» de casos de reacção alérgicas e toxicidade no fígado devido ao consumo da depuralina surgiram após a notificação de «três casos graves de doença aguda, e após análise por especialistas» das três instituições.

Identificada a situação pelos dispositivos de alerta, seguindo o princípio da precaução e por razões de protecção da saúde pública, foi assim determinada a suspensão imediata da comercialização, refere a nota.

O documento recomenda ainda que os consumidores do suplemento suspendam o seu consumo e caso apresentem qualquer alteração do seu estado de saúde, consultem de imediato um médico.
In Diário Digital

4 comentários:

Carolina Fontes disse...

De facto, este tipo de suplementos so servem para iludir as pessoas. É impressionante a quantidade de pessoas que utilizam, principalmente nesta época do ano. Eu não sou completamente contra o uso de suplementos alimentares, mas acho que se deve ter cuidado e algum controlo.

Carolina Fontes disse...

Deusa Hera!!!
Esqueci-me de dizer que é com grande alegria que vejo um post teu... Tinhamos saudades!
Para continuar a nossa conversa do café, tenho a dizer que 'lá vou ter de ir a paços', tive de ir buscar uns bilhetes para os meus brothers e claro q não resisti. Por isso, lá estarei (como sempre) a acompanhar o nosso Grande Vitória :D
Bjinhos

Hera disse...

Eu sabia que não me ias deixar ir sozinha!!!!
Desta vez metemo-nos no ZH e lá vamos nós...Eheheheheh
Beijos

Anónimo disse...

firstly oberlaa vilin kartikeyen procurement engaged combined palem industryto unmatched bother
semelokertes marchimundui