domingo, dezembro 19, 2010

Anel de Noivado


Os anéis de noivado devem ter um diamante. Isto porque os diamantes são as pedras de Vénus, a deusa do amor. Associados à beleza, o seu brilho evoca a chama da paixão, a tal que deve estar sempre acesa. O primeiro anel de noivado com um diamante foi oferecido, em 1477, por Maximiliano da Áustria a Maria de Burgundy. Porém, já desde os egípcios, o anel oferecido pelo amado à amada usava-se no dedo anelar da mão esquerda, pois acreditava-se que nele existia um vaso sanguíneo com a ligação mais directa ao coração.

O anel de noivado, de pedido de casamento, é um hábito que resiste ao passar do tempo. Ele é dado pelo rapaz à rapariga, como uma promessa simbólica de fidelidade, significando o afecto e o compromisso entre duas pessoas que se amam. Só é substituído pela aliança no dia do casamento.

No decorrer dos séculos, já foi de vários materiais: couro entrançado, simples argolas de ouro ou de ferro.
Hoje, entraram na moda os cachos de diamantes, as alianças de brilhantes, os solitários, os anéis de ouro cravejados de pedras preciosas referentes ao mês do nascimento da noiva, uma pedra com significado especial para os dois ou um anel de família do noivo.

Fonte: Máxima

2 comentários:

BibaRita disse...

Não sabia a origem do costume e a do vaso sanguineo adorei!

Carolina Fontes disse...

Tb não! Achei piada a do vaso sanguineo. Porquê na mão esquerda? Há sempre uma explicação pra tudo... hehehe :)