quarta-feira, março 07, 2007

Mais um para puxar pela cabeça


O paradoxo de Monty Hall surgiu de um concurso televisivo norte-americano - Let’s Make a Deal.

O jogo consiste no seguinte: Monty Hall apresenta 3 portas aos concorrentes, sabendo que atrás de uma delas existe um carro e que as outras não têm nenhum prémio.

1 - Na 1ª etapa o concorrente escolhe uma porta;

2 - De seguida Monty abre uma das outras duas portas que o concorrente não escolheu, sabendo à partida que o carro não se encontra aí;

3 - Agora com duas portas apenas, e sabendo que o carro está atrás de uma delas, o concorrente tem que se decidir se permanece com a porta que escolheu no início do jogo ou se muda para a outra porta que ainda está fechada.
Qual é a estratégia mais lógica? Ficar com a porta escolhida inicialmente ou mudar de porta? Com qual das duas portas ainda fechadas o concorrente tem mais probabilidades de ganhar? Porquê?
BOA SORTE!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Como diz o andre sardet "o 1º impulso é smp o mais justo, o mais verdadeiro ..." Eu ficava com a k escolhesse 1º pk kem mto escolhe pouco acerta... é quase smp assim! Em tudo na vida!

Tuni disse...

por acaso eu vi isto, se me recordo, devemos escolher a nova porta, a k fica, pois há maior hipoteses de ser ela numa escolha de duas portas, isto é, há mais provabilidade do que se fosse com as 3 portas iniciais, penso eu de que. Nesse dia acho que estava a ressacar...

Anónimo disse...

Nunca vi este jogo. Não consigo perceber pk a probabilidade de acertar se ficar com a porta escolhida ou mudar pela outra podem ser diferentes. Eu guiava-me pela intuição...

Anónimo disse...

Eu apontava-lhe uma arma a cabeça e pedia para abrir as portas todas e assim ficava a saber qual delas era a "verdadeira"...ah ah ah ah ah ah ah!

Hera disse...

Exactamente Sergey Gudink. A explicação é essa. Dou-vos em seguida um exemplo mais amplo para que possam perceber mais facilmente.
Imaginem que em vez de 3 portas eram 1000 portas. O Monty Hall pede que se escolha uma porta. Neste momento há 1/1000 de probabilidades de ganhar o carro. De seguida, e à semelhança do que se fez com as 3 portas, Monty Hall, abre de entre as 999 restantes, 998 portas que estão vazias. Ficam duas portas abertas: a porta escolhida pelo concorrente e a porta que Monty Hall não abriu. Haverá alguma razão para estas duas portas terem 50% de probabilidade cada uma de conter o carro? CLARO QUE NÃO.
Quando se escolheu a porta, não eram duas portas mas sim 1000, e é com base nesse momento de escolha que é estabelecida a probabilidade de 1/1000 de se ganhar o carro. Se as restantes portas portas em conjunto tinham 999/1000 de probabilidades, a partir do momento que foram abertas 998 não premiadas, a porta não escolhida que continuou fechada passou a deter 999/1000 de probabilidade de ter o carro.
Se fosse eu, mudava de porta ;)