sexta-feira, abril 13, 2007

SEXTA-FEIRA 13


Para muitos esta data não tem qualquer significado, sendo apenas mais um dia do calendário. Para outros é considerada um autêntico dia de má sorte e, por isso, todas as Sextas-Feiras 13 de qualquer mês, são consideradas popularmente como autênticos dias de azar.

Essa crendice de azar na sexta-feira que cai num dia 13 é a mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa.

Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam a rogar pragas aos humanos.

Há também suspeitas de que a crença venha de um desacordo entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século XIV, o monarca decidiu cobrar impostos à Igreja Católica. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e excomungou-o. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria novamente da Igreja. Mas não foi aceite. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307.

E para espantar os espíritos, há quem recorra mesmo a determinados rituais neste dia, mas também há os que fazem deste dia um dia bem diferente e mostram que nada temem. Por várias zonas do país costumam-se realizar jantares onde a superstição não existe, como passar por baixo de um escadote, ver imagens de gatos pretos nas paredes, partir espelhos, sentar em mesas onde se sentam precisamente 13 pessoas, usar talheres que se encontram cruzados entre si, e ir vestido a rigor como a ocasião assim o exige, ou seja de bruxos e bruxas, isto entre muito outros aspectos.

As ementas poderão variar muito, mas se um dia pensarem em ir a um desses jantares, não fiquem admirados se vos apresentarem o seguinte:
Presunto afumado nas lareiras do Inferno,
Pão centeio que o Diabo amassou cozido no forno do povo,
Caldo de urtigas,
Vitela do Barroso abençoada com batata com murro de bruxa e arroz de feitiços,
Rabanadas com molho de bruxa picadeira,
Aletria do outro mundo,
Vinho de uva,
Borra negra,
Levanta o pau do Diabo....

Eu pertenço ao grupo de pessoas em que uma sexta-Feira 13 é igual a outro dia qualquer. Nada faço de diferente, e na maior parte das vezes nem me lembro que esse dia tem uma carga supersticiosa para muitos.

E para vocês, o que significa esta data? Dão-lhe alguma importância especial?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não dou importância nenhuma a essa superstição. A credito que a sorte e o azar mtas vezes somos nós próprios que os fazemos. Agora cá 6ªfeira 13 isso é tudo uma treta...
Por acaso hj o dia até me tá a correr super bem ;)... por isso é k eu digo: TRETAS!