terça-feira, novembro 21, 2006

Dieta Mediterrânica


Sol e mar, estilo de vida relaxado e comida mira­cu­losa fazem parte da "mágica mediterrânica".
O estilo de vida do mediterrâneo e a longevidade dos seus povos, despertaram um grande interesse por parte dos profissionais de saúde de países onde a obesidade e as doenças crónicas vêm aumentando de forma preocupante.
O conceito de dieta mediterrânica originou-se num estudo feito em sete países, em que se demonstrou que apesar do alto consumo de gorduras, a população da ilha de Creta, na Grécia, tinha baixos índices de doenças cardiovasculres e de desenvolver certos tipos de cancro.
A dieta mediterrânica caracteriza-se pelo abundante consumo de hortofrutículas, cereais integrais, nozes, leguminosas, oleagionosas (amêndoas, nozes, avelãs) e azeite como fonte principal de gordura; consumo moderado de carnes brancas, peixes (ricos em ômega 3), lacticínios e ovos; consumo reduzido de carnes vermelhas, doces e vinho, principalmente tinto, presente nas refeições principais.
Está cientificamente provado que esta dieta, associada à prática de exercício físico, propicia a longevidade, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Aqui fica o conselho da deusa aventureira que se preocupa com a vossa saúde!

Como já dizia Hipó­crates: "Deixa o alimento ser o teu remédio e o teu remédio o teu alimento."


Beijinho Grego

Artemis

1 comentário:

Hera disse...

Que bela sugestão Artemis. Mas bom era aplicá-la na nossa Grécia... Quem sabe se um dia...

Beijinhos

HERA