terça-feira, novembro 21, 2006

PINHEIRO - Uma festa nicolina


O Pinheiro representa hoje o mais participado número nicolino, sendo igualmente o mais difundido por todo o país.

O cortejo é liderado pela figura máxima deste dia, um membro da Comissão de Festas, o Chefe dos Bombos. É ele que conduz e lidera todo o cortejo do Pinheiro, e atrás de si e da sua "boneca" - que usa para marcar o ritmo dos bombos - seguem os estudantes, novos e velhos, rufando nas caixas o toque do Pinheiro e batendo forte nos bombos ao ritmo marcado pelo Chefe dos Bombos.

O Pinheiro realiza-se no dia 29 de Novembro e o cortejo é antecipado pela tradicional "Ceia Nicolina" que é composta por caldo verde, papas de sarrabulho, rojões de porco com batatas, tripas com grelos e castanhas assadas, sempre bem regadas com (muito) vinho verde da região (branco ou tinto).

O cortejo arranca sempre à meia-noite, num desfile de milhares de pessoas, saindo do Terreiro do Cano ao lado do Campo de S. Mamede, passando pelo Castelo de Guimarães, Palheiros, Rua de Santo António, Toural, Alameda S. Dâmaso e Campo da Feira, vindo depois terminar no Largo S. Gualter, ao lado da Igreja de Santos Passos.

Após o final do cortejo, numa tradição ainda recente mas que já faz parte integrante da "Noite do Pinheiro", os estudantes deslocam-se até à Alameda Abel Salazar, em frente ao antigo Liceu Nacional de Guimarães, para aí ficarem a rufar o toque do Pinheiro, até ao raiar do dia.

Um beijo da deusa,

HERA

3 comentários:

Carolina Fontes disse...

E já falta pouco para o pinheiro!!!
Essa foto tem uma raça :) espero ouvir o pinheiro no domingo!

Bjinho

Carolina Fontes disse...

ahahahahah!!!
Esse pinheiro andante chamado Danilo acho que nunca mais marca!
Esse pinheiro está out!!
Queremos ouvir o som das caixas no estádio! E espero que seja mais que uma vez!!

Bjinhos

Anónimo disse...

O pinheirinho ta kuase aí. Domingo vai ser a 1a vez k vou ao estadio esta epoca(frakinha de vitoriana), vou dar sorte e tb kero ouvir o som do pinheiro.bjokas