quinta-feira, janeiro 25, 2007

10 Fórmulas Anti-Stress


1 - Acorda mais cedo
Em vez de começares o dia no meio do maior stress porque não tens tempo para fazer nada, experimenta levantar-te um bocadinho mais cedo e organizar melhor as tuas manhãs. Não te sintas tentado pelo calorzinho dos cobertores e salta da cama assim que o despertador tocar. Toma um bom pequeno-almoço, um banho relaxado e começa o dia descansado e com o pé direito.
2 - Planeia o teu dia
Tenta perceber em que altura do dia a tua produtividade está em alta. Há pessoas que rendem mais de manhã enquanto outras funcionam a 100% mais pela tarde. Escolhe o período em que tens mais energia e deixa para essa altura as tarefas de maior responsabilidade ou que exijam maior criatividade. Lembra-te, no entanto, que por muito organizado que sejas, há imprevistos que nunca consegues controlar.
3 - Define prioridades
Não queiras fazer tudo ao mesmo tempo nem queiras fazer tudo sozinho. Faz uma listagem das tuas reais prioridades e tenta cumpri-la. Põe os assuntos que exigem mais de ti em primeiro lugar mas tenta não descurar os pequenos assuntos que tendem a ficar esquecidos.
4 - Saber dizer não
Quando te sentires demasiado pressionado tem a coragem de dizer basta! Se o teu chefe te parecer demasiado empenhado em não te deixar respirar, exigindo-te mais e mais trabalho, explica-lhe que, apesar de tentares, não consegues fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Tenta também não cair na asneira de estar sempre a fazer o trabalho dos teus colegas. Sempre que puderes ajudar, ajuda, mas não deixes que eles fiquem mal habituados.
5 - Cria bom ambiente
Pensamentos positivos activam as energias positivas que temos em nós. E depois, simpatia gera simpatia. Elogia, sê prestável e simpático para os teus colegas. Ao trabalhar num local com bom ambiente tudo fica mais fácil. Aquilo que dantes te parecia uma tarefa dificílima vai passar a parecer o mais simples dos problemas.
6 - Aprende a relaxar
Nada melhor do que depois de um dia estafante é poder chegar a casa e tomar um longo banho ou deixarmo-nos ficar estendidos no sofá horas a fio a ver tudo e mais alguma coisa na televisão. Concede a ti mesmo esses momentos que são preciosos para descomprimir o stress do dia-a-dia.
7 - Muda de rotina
É importante que consigas viver para além do trabalho. Dá a ti próprio presentes depois de conseguires fazer um trabalho complicado. Que tal aquele livro que sempre quiseste ou aquela camisola caríssima? Depois, também é importante saber deixar o trabalho à porta antes de entrar em casa. Só em casos extremos é que deves levar trabalho para concluir em casa.
8 - Ter vida social
"Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque". Nunca ouviste dizer? Faz por ter uma vida social activa porque desta maneira vai ser mais fácil não pensares nos problemas que deixaste para trás no escritório. Vai a festas, ao cinema ou ao café. Aproveita o que de melhor a vida tem para te oferecer.
9 - Dedica-te a uma actividade criativa
Utiliza os teus tempos livres para te dedicares a uma actividade que puxe pela tua concentração e criatividade. Tendo a mente ocupada não vais ter tempo para pensar nem chatear com os problemas do dia-a-dia ou do trabalho. A pintura é um bom exemplo.
10 - Melhora a tua vida sexual
Esta é também uma óptima solução para combater o stress acumulado durante um dia de trabalho. Ter uma vida sexual activa e saudável é meio caminho andado para te sentires uma pessoa plenamente realizada e, desta forma, sentires-te mais confiante.
Nota: Isto são tudo muito bons conselhos mas o difícil está em concretizá-los. Eu falo por mim...
Um beijinho da deusa,
HERA

3 comentários:

Carolina Fontes disse...

Pois é difícil concretizá-los! Confesso que sou muito trapalhona e sofro muito com isso, principalmente nesta altura de exames, parece que não tenho tempo pra nada e depois faço tudo às pressas!
Enfim, se fosse mais organizada tinha com certeza mais produtividade e os exames corriam melhor!
Bjinho
Mas vou tentando sempre mudar... ;)

Hera disse...

Pois é... A mim o que mais me custa, definitivamente é acordar ainda mais cedo. O meu despertador toca para aí umas 3 ou 4 vezes todos os dias pq nunca me consigo levantar logo logo!!!

Unknown disse...

Pois deusinhas... o acordar quando o despertador toca e o ter tempo para o pequeno almoço é que é muito dificil...

Beijinhos