terça-feira, janeiro 23, 2007

Dar sangue é dar vida



Lembras-te deste slogan? Hoje em dia, dar sangue é cada vez mais importante. A necessidade é cada vez maior. Em média, são cinco a seis os litros de sangue que nos correm pelo corpo. Uma fonte de vida... e de alguns problemas.
A importância de dar sangue
O sangue não se fabrica artificialmente e só o ser humano o pode doar. Assim, facilmente se percebe que o sangue é um bem escasso. Por esta razão, o sangue existente nos serviços hospitalares depende inteiramente dos gestos de cada um.
Todos os anos, com regularidade, as autoridades de saúde lançam campanhas de recolha de sangue. O gesto é rápido e demonstra preocupação pelos outros. Dar sangue é, assim, um gesto de vida, verdadeiramente essencial, porque alguns minutos perdidos na nossa vida podem ser suficientes para salvar outras.
O sangue é necessário todos os dias, pois todos os dias existem doentes com anemia, pacientes que vão ser submetidos a cirurgia, acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, transplantados, etc., que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.
Enquanto um doente com anemia pode necessitar de uma ou duas unidades de sangue, um doente com transplante de fígado pode necessitar de mais de 20 unidades e um doente com leucemia pode necessitar de mais de 100 unidades.
O que o dador deve saber
Cada indivíduo tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da superfície corporal. Uma unidade de sangue representa 450ml. Mas o sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Daí não haver qualquer problema em dar com alguma frequência. 3 a 4 vezes por ano, dependendo do sexo e constituição física do dador é a mais recomendada.
Outro aspecto importante a ressaltar: não existe qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, porque todo o material utilizado na recolha é estéril e descartável - é usado uma única vez - , garantindo assim por completo a saúde de quem, voluntariamente, se dispôs a um gesto benemérito.
Será que posso dar sangue?
Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é os 60 anos.Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano), e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano), sem nenhum prejuízo para si próprios. Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação.
De qualquer forma, a dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum. Deve-se tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras, como por exemplo uma sandes e um sumo.
Quem não pode dar sangue?
Uma entrevista prévia com o médico permite eliminar todos os doadores de risco. Dura um quarto de hora na primeira vez, cinco a sete minutos para um «habitual». Por uma questão de segurança, as pessoas que acabam de sair de um episódio infeccioso, ou as que estão a seguir um tratamento medicamentoso (antibióticos, anti-inflamatórios, corticóides, hipotensores, etc) são sempre excluídas.
Em princípio, as pessoas que algumas vez receberam uma transfusão não podem dar sangue. Elimina-se desta maneira o risco de ver emergir uma contaminação ignorada durante a primeira transfusão. Da mesma maneira, os viajantes que residiram num país atingido pelo paludismo serão temporariamente recusados. A entrevista médica abordará, por último, os hábitos sexuais a fim de determinar se apresentam algum risco.
Todos os anos, um número significativo de doadores é afastado por uma ou outra destas razões.
Tipos de sangue
Considerando o total da população, percentualmente sua ocorrência é de aproximadamente:
O (45%)
O Positivo - 36%
O Negativo - 9%
A (42%)
A Positivo - 34%
A Negativo - 8%
B (10%)
B Positivo - 8%
B Negativo - 2%
AB (3%)
AB Positivo - 2,5%
AB Negativo - 0,5%
NOTA: Em Guimarães, no dia 27 de Janeiro (próximo sábado), vai ser realizada uma recolha de sangue nas instalações dos Bombeiros Voluntários entre as 10h e as 16h.
Eu vou lá estar.
E tu?

5 comentários:

Anónimo disse...

Deusa Hera acho k é uma boa iniciativa, uma acção de extrema importância. Confesso k nunca dei sangue, detesto agulhas, tenho mm uma aversão enorme, kd vou tirar sangue é um tormento...

Carolina Fontes disse...

Deusa Hera uma vez que VOU dar sangue no sábado,obrigada pela informação.
Já não sabia se tinhamos de ir em jejum!
Sendo assim muito bem, lá estaremos.
Confesso que não é nada fácil para mim tirar sangue, mas nestes casos é importante perder o medo, podemos salvar uma vida.

Bjinho grego

Hera disse...

Também é nisso que me agarro. Mas vai correr tudo bem, senão temos lá o ilustre Poirot para nos amparar. lol
Beijinhos

Hera disse...

NOTA MUITO IMPORTANTE: SE QUISERES DAR SANGUE NÃO PODES TER PARCEIROS SEXUAIS DIFERENTES NOS ÚLTIMOS 3 MESES.

Single Mind disse...

Ainda esta semana me disseram isto que escreveste:

"Em princípio, as pessoas que algumas vez receberam uma transfusão não podem dar sangue. Elimina-se desta maneira o risco de ver emergir uma contaminação ignorada durante a primeira transfusão."

Eu agora questiono:

"Passados 20 anos de uma transfusão e averiguando-se que o individuo é saudável e não foi contaminado, será esse mesmo indivíduo recusado como dador?"

O meu bebé fez a primeira transfusão aos 10 meses e a última aos 16 meses. Faz para a semana 21 meses. Ou seja, 20 anos é uma vida, dá para observar se foi contaminado ou não, certo?
Imaginemos que ele gostasse de ser dador... (embora confesso que vou sempre desincentivá-lo dada a anemia hemolítica auto-imune que teve)
Passados 20 ou 30 anos, se for saudável, acho em demasia dizerem que ele nunca poderá ser dador.

Btw, amanhã vou eu e o pai dar sangue, ali mesmo em Azurém. Eu já era dadora, o pai passou a sê-lo depois do que aconteceu ao nosso menino. :(