quarta-feira, janeiro 17, 2007

Horário do nosso corpo

DESPERTAR das 7h às 8h. Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. A partir das 6h, o corpo produz uma hormona que faz acordar chamada cortisol. Entre as 7h e as 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito. ATENÇÃO: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam o sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

PRAZER das 9h às 10h. A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está no seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas que também estão em alta nesse horário, funcionam como analgésicos naturais.

TRABALHO das 10h às 12h. O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória a curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e depois esquecido) está mais activa. Depois das endorfinas presentes entre as 9h e as 10h desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para reflectir, discutir ideias e encontrar inspiração.

DESCANSO das 13h às 14h. A moleza que dá depois de almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

MOVIMENTO das 15h às 16h. A forma física encontra o seu apogeu a meio da tarde, ao mesmo tempo que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormonas específicas nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o facto.

RUSH das 18h às 19h. A partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar, se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a actividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico - hora certa para mandar as crianças fazerem os trabalhos de casa, por exemplo.

'PILEQUE' das 20h às 21h. Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos activas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

SONO a partir das 20h... A melatonina (hormona do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é às 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada 2 horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente ideia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

REGENERAÇÃO das 21h à 1h. Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção da hormona do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Essa hormona permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

Fonte: Yvan Touitou, Cronobiologista da Faculdade de Medicina Pité-Salpêtrière

6 comentários:

Carolina Fontes disse...

É por isso que os jantares são marcados para depois das 21h... Assim já ninguém fica com PILEQUE! LOL
Não há dúvida...
Bjito

Nuno disse...

Post muito interessante sem dúvida... mas... o que é Pileque? Desculpem a minha ignorância!

Hera disse...

Nuno: pileque é uma expressão idêntica a 'alegrete' ou bebedeira!

Hera disse...

Acho que é um termo brasileiro, pelo menos eles usam muito :)

Nuno disse...

Um dia destes temos de ir apanhar uma pilecada entao! :P

Hera disse...

Quando quiseres é só aparecer. As gregas e os turcos estão sp prontos para uma boa pilecada :P